Olá,
Sabias que aquilo que curamos em nós pode deixar de se repetir, não só na nossa vida, mas também na vida de quem vem depois de nós? Hoje convido-te a olhar para a tua história não apenas como algo teu, mas como parte de algo maior: o teu sistema familiar.
O olhar sistémico lembra-nos de que não vivemos isoladas. Fazemos parte de uma família onde histórias, emoções, perdas e silêncios se vão entrelaçando ao longo das gerações. Por isso, muitas das dificuldades que enfrentamos não começam connosco, mas continuam connosco, como se procurassem finalmente uma resolução.
O que não foi vivido, sentido ou elaborado no passado tende a reaparecer, de outras formas, nas gerações seguintes. Isto não quer dizer que tudo o que nos acontece venha da família, porque cada vida tem também a sua história própria. Mas vale a pena reconhecer o que pode ter raízes mais antigas do que nós.
Pensa, por exemplo, numa mulher que perde a mãe muito cedo e não tem espaço para viver esse luto. A dor fica em silêncio, mas continua viva. Sem que ninguém perceba, esse vazio pode surgir mais tarde na vida das filhas ou das netas, como perdas semelhantes, ausências emocionais ou uma sensação profunda de abandono, muitas vezes na mesma fase da vida. Aquilo que não ousámos sentir pode acabar por ser sentido por alguém que vem depois.
Por isso, vale a pena perguntar com honestidade: o que faço eu com a minha dor, a minha frustração, as minhas perdas?
Ainda carrego mágoas e ressentimentos, ou já comecei a transformar os desafios em crescimento?
Porque aquilo que não é cuidado procura sempre uma forma de se expressar.
E aqui está a parte mais bonita. Há outra forma de viver, e ela começa em nós. Quando escolhemos o autoconhecimento e olhamos para a nossa história com coragem e gentileza, algo se reorganiza. O que antes se repetia como dor pode finalmente encontrar descanso, e é possível que deixe de pesar nos ombros dos nossos filhos, netos e das gerações futuras.
Ao cuidarmos de nós, não ajudamos apenas a nós. Honramos quem veio antes e aliviamos quem virá depois.
O Dr. Joe Dispenza diz que a mente que criou o problema não é a mesma que o vai resolver. Na prática, significa que precisamos de olhar para a nossa vida de um lugar diferente daquele onde a dor nasceu. Não se trata de culpar o passado, mas de o compreender. Não se trata de carregar pesos, mas de os pousar com respeito.
Nós somos, ou seremos, os ancestrais dos nossos descendentes. E isso convida-nos a uma pergunta que merece o nosso tempo: que legado emocional queremos deixar?
Talvez um dos maiores atos de amor seja este: olhar para dentro, cuidar do que dói e permitir que a história siga em frente com mais suavidade.
Se sentires que este é um caminho que queres fazer com acompanhamento, estou aqui para te receber.
Com carinho,
Patrícia